Social Icons

.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natais


Envoltos na atmosfera natalina estão pessoas de todo o mundo, usando de seus dotes artísticos para enfeitar as árvores de natal, guirlandas, ruas, praças e empresas. São muitas luzes para todo o lado, pelo alto, nas varandas e na TV. Quanta festa para chegada do velhinho e seus presentes. Para alguns isso é realmente verdade, adentrar-se no clima, para muitos isso já se foi, o Noel não existe, mesmo quando criança sequer fez visita alguma.
Há muitos Noéis espalhados por ai, presenteando e sorrindo, alguns até tiram fotos, e em todo shopping estão lá com seu sorriso largo e generoso, abraçando criancinhas e alguns marmanjos também. Que natal legal, cheio de luzes, presentes e fartura.
Há também o natal do desapego, das chuvas e da solidão, pessoas nas ruas, crianças, roupas maltrapidas, fome e choro. Essa grande noite de 25 de dezembro é comum como qualquer outra, tendo que lutar por centavos para que a fome e a morte não o traguem de vez. Nunca tiveram o vermelho, nem o verde e nem o peru. A vida atormentada e vazia, entre o sopro dos carros, e a visão da beleza e felicidade das outras pessoas.
Jesus, o Senhor, poucos recordam o propósito do natal e deliberadamente usam de uma festa de devoção para gozo de lendas e mitos criados pelas pessoas que duram anos e anos. Não os julgo como prevaricadores, pois grande parte da culpa é a ignorância.
O natal, lembrança da estrela que brilhou na noite do esplendor, entre os animais e as palhas, de toda singeleza e humildade o menino Jesus nasceu, mas hoje não é mais menino e há muito tempo deixou de ser.
Enquanto o mundo corre em busca dos melhores presentes, algumas pessoas correm atrás do pão de cada dia, outros oram, outros viajam e alguns adormecem. Os natais são diferentes até mesmo dentro de uma casa só. Quem perde e quem ganha?
De natal todos já estão fartos de ver o trenó e o gorro, mas ainda podem descobrir o real motivo, algo um tanto fácil de saber e abençoado de conhecer. A vida se renova e olhar para dentro de si nesse tempo é mais que necessário, ver o quanto julgou o ano todo, quanto gostaria que as pessoas fossem como você e adoraria que todos tivessem o natal perfeito que tem. Mas o mundo não é bonzinho e o consumo jamais deixará de ser nivelado pelo poder aquisitivo.
Feliz natal para você que está sozinho entre os escombros, feliz natal para você que ganhou dez presentes, feliz natal para você que está na UTI, feliz natal para você que glorifica ter sido presenteado com a vida.

- M. Leite

2 comentários:

Deixe seu comentário

 
 
Blogger Templates