Social Icons

.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Noely e as azaléias


           Algumas margaridas enfeitavam o canteiro, delas havia muitas, algumas vistosas e outras velhas, era um jardim um pouco desleixado, não contrataram nenhum jardineiro, e também não era tão necessário, ela gostava também de ver as flores velhas aquelas que já tiveram sua altivez e beleza quando jovens, era uma falta de respeito arrancá-las apenas por estarem mais velhinhas.
- Chico, poderia me ajudar com as daninhas? Elas incomodam muito as flores e deixa o cenário todo carregado. Se também puder vir aqui e regar um pouco os ramalhetes, mas sem tocar nos ninhos dos pássaros, eles são um tanto desconfiados.
         Noely e Chico, era um casal singelo e bonito, com muita dedicação um ao outro e ainda não tinham filhos, o matrimônio era recente, mas o namoro que tiveram perdurou um grande tempo, até que então um anel adentrou o dedo da moça de olhos castanhos.
         Sua paixão era por azaléias, as belas e sedosas flores, gostava de todas, enfeitava sua casa e seu jardim com elas, as tratavam como filhas e sequer deixava Jubo, o cãozinho estraçalhá-las. Todas eram muito bem regadas era como se fossem o sorriso da dona. Coloridas, algumas rosas, vermelhas, roxas e brancas. Apesar de ser caule e folhas serem revestidas por uma camada mais áspera, como se fossem pêlos, as azaléias eram bonitas de toda sua composição, desde as pétalas desenhadas até as pintas interiores.
         Noely não era muito dessas pessoas atualizadas, com celulares e redes sociais, ela tinha outros interesses, era uma ótima doceira, e sempre teve aptidão para música, quando mais moça tentou aulas de flauta doce, mas com o trabalho e os estudos contravieram, não tinha como se dedicar.
         Algumas amigas escolheram rapazes ricos, outras tornaram-se professoras, e outras até hoje estão nas esquinas comentando e rindo das pessoas que passam. Ela escolheu viver em paz, com seu marido, uma casa bonita, um cão e ter sua vida entre as azaléias e o amor dos seus pais, irmãos e amigos mais próximos. Sem a necessidade de se moldar ao que todos acham correto e moderno.
         Após anos corridos, teve filhos e netos, a vida soou como uma luva, nunca se queixou das barras e das tristezas, algumas vezes teve oportunidades boas, uma ou outra boa e muitas erradas, não se estropiou, a vida que Deus lhe deu foi boa, apesar dos anos terem sido como um sopro, Noely soube escolher as azaléias em vez da cobiça.

- M.Leite

4 comentários:

  1. Esse texto me lembrou muito Adélia Prado. Uma personagem que nos remete ao metafísico, o além do aqui e agora com dedicação ao que é simples e banal, mas que nos faz tão humanos. vlw meu dia

    ResponderExcluir
  2. Na simplicidade da vida, está a felicidade, o resto que se conquista, é apenas recompensa. Belíssimo texto.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

 
 
Blogger Templates