Social Icons

.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hereditariedade


E de repente acontece! Seria mesmo?
Algumas vezes pensamos que certas coisas em nossas vidas são simplesmente pelo acaso, ou que virtudes e enfermidades são apenas fatos de circunstâncias e causas. Esquecemos da velha lei do tataravô, porém isso pode parecer lenda ou invento, mas quem nela crê, existe e insiste,  cabe divagar quando permeia esse pensamento.

- Ahhh! Que voz maravilhosa sua avó tinha! Era uma soprano esplendida, e se tornará tão brilhante como ela, basta treino garota, pois a linha já herdou.

- A enfermidade do jovem com cabelos negros e rosto pálido já se estende por três gerações, seus problemas gastrointestinais já são tratados e alertados com grande cuidado e proximidade.

- Quem diria, Ana cresceu?! Era tão mirradinha quando pequena, e hoje vemos uma esguia e bela moça, com dedos de fada e pernas de uma modelo.

Verdades ditas e vistas, alguns não crêem que maldições ou bênçãos vêm de atos constituídos no passado por sua família, apesar de ser um divisor de opiniões, creio que no mínimo uma parcela de certeza têm, pois não se pode apenas deixar de lado o que seus antecessores criaram, melhor não repetir os mesmos feitos, ou melhor repetir?
Políticos, professores, bêbados, cantores, empresários, bandidos, ladrões, calhordas, quantos deles viveram e hoje vivem no presente, a deixa que se pode se tornar qualquer um desses é de que não precisa utilizar de nada do passado, basta empenho e garra, mas vocação e incentivo vem das palavras próximas, e isso é instaurado em seu caráter logo quando criança. Se tornar um mal feitor é ensinado? Não seria insolente o bastante de afirmar uma anomalia dessas, apenas delimito o fato de que se deixarem de se envolver com laços de amor e fraternidade, as circunstâncias em tese podem corromper o caráter e os valores, se é que os tenha absorvido.
Parecer, assemelhar, lembrar alguém, isso não é somente um fato característico das comunidades ou sociedade, muita das vezes a hereditariedade forma modelos diferentes de pessoas, mas com particularidades, pensamentos e atitudes opostas, mas a linha e sangue são os mesmos.
Poucas vezes consegui realmente pensar e entender os motivos dos quais a temos, se é uma beleza ou um horror. Apenas do fato de ser sorteado quando se nasce, com agudez para algum talento ou simplesmente o flagelo de uma doença degenerativa.
Gostaria de finalizar a comparando com uma charmosa árvore, um esbelto e frondoso carvalho, com anos e anos de vivência, com folhas e mais folhas já mortas e que se consumiram nas entranhas da terra, caules, e troncos, todos de uma linha extensa e antiga, alguns próximo ao chão, outros próximos ao luar. A seiva que percorre o conjunto é a mesma, porém o passado que a percorreu lhe tragou folhas, caules e troncos, que se regeneraram aos poucos, e algumas chagas tratadas com o tempo e outras abertas. Mas o talento e nobreza continuam os mesmos, através das gerações, assim como nas famílias.

- M. Leite

2 comentários:

  1. Não podemos negar nossos genes, mas sua visão está muito determinista. vlw

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito primo... felizmente nossa família tem muito mais talentos que tormentos, mas cabe a nós aceitar os talentos e nos opormos com fé e persistencia aos tormentos... bjo!!
    Priscila Pereira

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

 
 
Blogger Templates